sábado, 3 de setembro de 2011

Xilogravura- Isabella n°14

    Xilogravura

   Xilogravura é a técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado. É um processo muito parecido com um carimbo.

  • A técnica exige que se entalhe na madeira, com ajuda de instrumento cortante, a figura ou forma (matriz) que se pretende imprimir.

    “Há que junto com o cordel
    sempre tem uma figura,
    o que danada é essa imagem
    chamada xilogravura?”
  • Em seguida usa-se um rolo de borracha embebecida em tinta, tocando só as partes elevadas do entalhe.


  • O final do processo é a impressão em alto relevo em papel ou pano especial, que fica impregnado com a tinta, revelando a figura.

     A xilogravura é de provável origem chinesa, sendo conhecida desde o século VI. No ocidente, ela já se afirma durante a Idade Média. A chegada à Europa das gravuras japonesas a cores, tiveram grande influência sobre as artes do século XIX. Mas com a invenção de processos de impressão a partir da fotografia a xilogravura passa a ser considerada uma técnica antiquada. Atualmente ela é mais utilizada nas artes plásticas e no artesanato.

     A xilogravura popular é uma permanência do traço medieval da cultura portuguesa transplantada para o Brasil e que se desenvolveu na literatura de cordel. Quase todos os xilografos populares brasileiros, principalmente no Nordeste do país, provam do cordel.





FONTES:

Nenhum comentário:

Postar um comentário